Descrição: A inovação no processo de ensino-aprendizagem depende de uma boa dose de reflexão, estudo e planejamento. Refletir sobre a realidade, conhecer as experiências de escolas e universidades que buscam a inovação e projetar a nossa própria mudança são atividades que partem de mentes inquietas com a realidade educacional atual e compreendem a necessidade de inovar. No entanto, para inovar é preciso definir metas, conhecer bem a nossa própria realidade, investir na capacitação e acompanhar o processo de implementação da inovação. Nessa oficina os participantes discutirão os desafios e os caminhos para a inovação na educação traçando metas e ações para mudar a sua própria realidade.
Descrição: Esta oficina tem como objetivo capacitar pesquisadores ou novos pesquisadores na forma da escrita científica, bem como escolher o journal / revista adequado a sua temática. Como proceder no processo de submissão? Como ocorre a revisão por pares (será feita uma simulação). Como responder as críticas dos revisores? Propõem-se que a oficina tenha cinco momentos, um primeiro momento de conceituação da forma de escrita. O segundo momento de apresentação de ferramentas para seleção do journal. Um terceiro momento apresentar os procedimentos para submissão. O quarto momento se destina a simular a avaliação por partes tecendo. O quinto momento se destina a como responder aos revisores.
Descrição: A partir de situações desafiadoras do cotidiano escolar os participantes serão conduzidos por uma vivência de criatividade coletiva. Além de exercitar a própria criatividade será possível identificar os elementos de natureza individual, cultural e institucional que limitam ou favorecem a adoção de soluções criativas na escola.
Descrição: O mobile learning ou aprendizagem móvel é um modelo de integração das TIC aos processos de ensino e aprendizagem. Diversas pesquisas apontam a aprendizagem móvel como uma forte aliada aos processos educativos, pois quando bem conduzidos, podem proporcionar a aprendizagem em qualquer lugar a qualquer hora. Durante a oficina será apresentado atividades práticas de como integrar os dispositivos moveis aos processos educativos nos diversos níveis da ensino básico.
Público alvo:Professores de educação básica.
Objetivo geral:Desenvolver atividades práticas e teóricas com professores de educação básica sobre o uso de dispositivos móveis como recurso pedagógicos aos processos educativos.
Objetivos específicos: